10 fevereiro, 2009

Estudo sobre a formação em sociedade I

As discussões em torno da interdisciplinaridade e o desafio de trabalhar de forma integrada tem colocado na ordem do dia para todos os profissionais a necessidade de aprofundarem-se nas teorias e temas que possam contribuir para o avanço da educação na busca da compreensão da complexidade em contraponto a fragmentação ora vigente no processo da aprendizagem.
Lecionar, na atualidade, não tem se mostrado uma tarefa fácil, requer maior domínio dos conteúdos e clareza na transmissão de informações para que se possa pensar e repensar a área que atuamos. Aliar teoria e prática pedagógica na construção dos saberes, particularmente, na formação de professores, torna-se um objetivo cada vez mais almejado e nem sempre obtido.
O estudo teórico no campo sociológico tem demonstrado que é preciso (re) discutir concepções e conceitos pré-estabelecidos, que acabam por criar certo determinismo metodológico que, pouco, ou nada, contribuem à observação dos fenômenos em constante movimento e a inter-relação entre eles. Sem que se consiga interpretar as coisas ou fatos a partir do que realmente são, não do que aparentam ser, torna-se inimaginável o exercício do magistério.
Para Elias (1994) “a rede de interdependência entre os seres humanos é o que os liga”. Portanto, para entender como se dá o processo de interiorização do que parece externo ao homem, é fundamental considerar que todos fazem parte da mesma sociedade e que, por isso, não estão alheios aos procedimentos estabelecidos coletivamente para o convívio social, porque tais procedimentos têm sua origem e seu fim nos indivíduos.
Tudo isso, somado a compreensão de que é desse convívio social, que podemos caracterizar determinados processos históricos, permitindo construir um acúmulo teórico, que nos torna capazes de cumprir nossa tarefa como educadores, faz valer a pena a luta por uma educação mais solidária numa sociedade individualista e fomentadora da fragmentação do conhecimento.

2 Comentários:

Às 11:09 PM , Blogger Milla disse...

"faz valer a pena a luta por uma educação mais solidária numa sociedade individualista e fomentadora da fragmentação do conhecimento."

interdisciplinalidade!
ô prática difícil nessa sociedade!

beijo Dan Dan

 
Às 3:32 PM , Blogger Edson Tenório disse...

Grande Daniel,

Interdisciplinaridade, trabalho integrado e aprofundamento teórico...

Quando se discute formação de professores, algumas questões, que parecem ser inerentes ao exércicio do magistério, são colocadas como se fossem simplesmente inatas, como se os seus preceitos surgissem para os futuros profissionais como em um passe de mágica.
Nesse sentido, é muito comum encontrar nos cursos de licenciatura respostas prontas para as diversas situações de sala de aula, que na sua maioria são repassadas aos estudantes sem muita preocupação com os aspectos teórico-metodológicos.
Por isso, o debate sobre interdisciplinaridade e sobre o próprio refazer pedagógico não só está na ordem do dia, como deve ultrapassar os dicursos simplórios.

Muito bom o texto!

 

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