13 setembro, 2012

Real ameaça tucana

As brigas internas do PT, com consequente distanciamento do atual prefeito da disputa e o lançamento da candidatura de Geraldo Júlio, mostraram as fragilidades da frente popular no processo eleitoral. Aparentemente alheia a tudo isso encontrava-se a oposição. Sendo considerada carta fora do baralho, em virtude da sua inexpressiva votação nos últimos pleitos em Pernambuco.
Porém, o sentimento conservador adormecido começa a vir tona, ainda disfarçado de novo (verde), mas repete velhos chavões e tergiversa sobre seus reais planos e projeto de poder.
Uma migração evidente está ocorrendo, diante da virtual impossibilidade do candidato do DEMOCRATAS seguir em frente. O PSDB (que aqui não usa azul), vai se tornando o herdeiro dos votos conservadores do Recife.
Enquanto isso o PSB e o PT vão se digladiando sobre quem fez ou deixou de fazer. Receita perfeita para se perder eleição. E diante do fato do candidato socialista passar a frente do petista, o sentimento revanchista vai tomando conta de parte da militância vermelha. Ou seja, se Humberto não for para o 2º turno (o que é possível), sua militância não se engajaria firmemente na campanha de Geraldo. O que pode inviabilizar uma futura participação num governo socialista e vice-versa.
Como a matemática do voto não é tão exata e as nuances de postura podem influenciar e muito o resultado, basta ver o exemplo de Roberto Magalhães, que pelo fato de não ganhar no 1º turno, viu seus votos migrarem para JP, que estava em ascensão.
Daniel Coelho, herdeiro do velho jeito de fazer política (raposas em pele de cordeiro) e representante do conservadorismo, vem ganhando corpo e se tornando alternativa para uma parcela da classe média sem referência, de parte de intelectuais frustrados e para camadas populares habituadas ao fisiologismo de outrora.
Somados, esses fatores dão ao candidato TUCANO a real possibilidade de ir ao 2º turno com possibilidade de vitória, o que recolocaria o antigo grupo no poder, ou alguém acredita que o DEM não faria parte de um futuro governo do PSDB. Seria apenas uma retribuição a favores do passado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial